Imagem capa - Luiz Mazinho Fotografia - Luiz e Thais, fotógrafos de casamento. Perguntas mais frequentes por Luiz Mazinho
FotografiaFotografia

Luiz Mazinho Fotografia - Luiz e Thais, fotógrafos de casamento. Perguntas mais frequentes


Fotografia é um dos primeiros itens que os casais começam a procurar, e não é porque somos fotógrafos, mas conhecendo bem o universo de casamentos, nós diríamos que é um dos serviços mais importantes, afinal, é o registro da realização de um sonho. 

E aí galera, hoje o post do blog é um pouquinho diferente, e nós só queremos deixar claro que não estamos aqui para vender o peixe (mas se vender, ótimo rs). O que queremos é compartilhar com vocês as perguntas que geralmente recebemos dos casais sobre a nossa fotografia, que vocês sabem bem é uma Fotografia Autoral e Documental, que preza momentos espontâneos. 


Vamos lá?!


Como tudo começou? E o que os motiva até hoje a continuar na área da fotografia de casamento?

Pra mim, Luiz Mazinho, tudo começou há mais de 7 anos atrás no casamento da minha irmã. Na época eu trabalhava como Web Designer e Editor de imagens, então eu que montei o álbum pré wedding dela, onde a empresa que fotografou me fez uma proposta em editar os álbuns de casamento. Eu sempre fui muito curioso em aprender, e naquele momento, eu vi uma oportunidade de aprender algo realmente incrível e inovador, a partir dali comecei a ir aos casamentos como auxiliar, como um mlk curioso e com muita vontade de aprender. Hoje olho para trás e vejo que já foram mais de 600 casamentos, parece loucura imaginar toda essa trajetória e ver o quanto evoluímos e aprendemos diariamente. 


Já pra Thais, minha noiva e sócia na empresa, tudo começou desde que ela se conhece por gente, rs. Sempre foi apaixonada pela fotografia (aliás, foi assim que nos conhecemos), mas ela exercia o papel inverso no início, ficando na frente das câmeras como modelo fotográfica (inclusive, já fez diversos editoriais de noiva), mas hoje, a gente costuma dizer que a paixão pela fotografia evoluiu, e atualmente o que ela mais gosta de fazer é ficar por trás das câmeras e captar momentos únicos e inesquecíveis, sempre com um olhar muito atento e sensível.


A fotografia literalmente mudou a nossa vida! Além de ter a oportunidade de conhecer pessoas incríveis todo santo dia, somos pessoas e profissionais melhores, com um relacionamento que se fortalece cada vez mais!




Quantos casamentos vocês fotografam no mesmo dia?

Nós fazemos, NO MÁXIMO, 2 casamentos por data. Mesmo tendo como fazermos mais, optamos por trabalhar desta forma. E porque fazemos isso? O que mais os nossos clientes procuram é algo personalizado e de qualidade, e para que possamos manter a qualidade e as expectativas alinhadas em nosso trabalho garantimos que eu, Luiz Mazinho e a Thaís possamos estar em todos os nossos casamentos, afinal, o casal espera isso, eles estão em busca não só de boas fotos, mas também a experiência dessa conexão entre nós e eles. Experiência essa que criamos desde o nosso primeiro contato.

 


Qual é o diferencial, ou seja, o que vocês fazem e ninguém mais faz?


Como falamos a pouco, fazemos apenas 2 casamentos por data, para que o contato do casal seja direto com a gente (fotógrafos e donos da empresa) do começo ao fim. E claro, nós procuramos entender a fundo a história e a essência de cada casal a qual iremos fotografar. Desde a primeira reunião, entendemos os gostos deles e muitas vezes fazemos até um roteiro de tudo que iremos fazer, como por exemplo o ensaio pre wedding, onde a ideia não é apenas ter um lugar bonito com fotos bonitas, mas que possamos ter história e conexão. Nossas fotografias precisam transmitir emoção, não nos importamos em fazer na praia ou no estacionamento de um prédio, o importante é termos a essência dos noivos ali. Como no ensaio da Caroline e do Leandro, retratamos o cotidiano deles, como eles são como pessoas e como casal, com direito a drinks, seus cachorrinhos, e uma pegada mais sensual.


O que nós acreditamos que seja o diferencial realmente é essa experiência que vivemos com cada casal de forma única. Não fotografando somente o dia do casamento, pronto e acabou, mas acompanhamos também os momentos que antecedem o casamento, prova de vestido, prova do traje do noivo, confecção das alianças, lembrancinhas, despedida de solteiro, enfim, o que chamamos de Fotografia Documental.


Confira como foi documentar os preparativos da Denise e do Tiago.

   

Os noivos podem solicitar poses específicas ou enviar fotos de referência? Como vocês lidam com isso?

Não chegamos já fotografando as pessoas como se elas fossem objetos. Antes de fotografar um casamento, nas reuniões que fazemos com o casal, buscamos entender o estilo, gostos e desejos e ali vamos direcionando o que podemos fazer, assim o casal se sente confiante em deixar tudo em nossas mãos, pois mandamos referências, trocamos ideias e vemos EXATAMENTE o que o casal espera tanto no ensaio, quanto no dia do casamento.


Sempre fazemos fotos quando somos solicitados, afinal o casal nos contratou, hahaha. Como por exemplo o casamento da Ju e do Diego, o pai dela tem uma foto específica em 26 países, e no making of da noiva, ele nos pediu para que fizesse essa foto. Obviamente que nós não negaríamos, o resultado ficou muito bacana, pois é uma história de família, e nós jamais negaríamos boas histórias!




Tem um limite de fotos tiradas? Quantas fotos geralmente são entregues?

Não colocamos limite com relação a quantidade de fotos. Geralmente os casamentos que fotografamos (sendo eu, a Thais e talvez um terceiro fotógrafo) gira em torno de 8 a 14 mil fotos, dependendo do tempo de casamento, número de convidados, atrações e afins, mas essas fotos vão para um processo de edição e curadoria, entregando para o casal uma média de 1.500 fotos em um pendrive de madeira e algumas fotos impressas junto a caixinha.



Como vocês lidam com a concorrência? Acha que o mercado está saturado ou têm espaço para todo mundo?

Acreditamos que não tem essa de "lidar com concorrência", pois a partir do momento que nós temos que perder tempo para nos preocupar com concorrência, nós estamos deixando de atender os nossos clientes e fazer o nosso trabalho. Tem aquela frase "a grama do vizinho é sempre mais verde", acreditamos que precisamos olhar melhor para nosso próprio jardim ao invés de olhar para o jardim do outro, e ver o quanto bonito e verde é o nosso jardim e pensar o que podemos plantar nele. Mas no geral, acreditamos que o mercado de fotografia de casamento é muito grande, mas MUITO grande mesmo, com espaço e público para todos os fotógrafos. Cabe o casal escolher o que melhor irá atende-los, em questão de estilo, feeling, afinidade, enfim, o que fizeram seus olhos brilharem e seu coração bater mais forte.

 

 

Como a especialização de vocês é a fotografia, vocês indicam parceiros de vídeo?

Sim, aqui nós entendemos que quem faz dois, não faz nenhum, por isso nos especializamos cada um em sua área. Costumamos dar o exemplo da Medicina, ninguém vai no oftalmo fazer uma consulta do coração, haha. Por mais que as câmeras e equipamentos pareçam todas iguais, os estudos e as técnicas são totalmente diferentes, e por esse motivo, indicamos parceiros que tenham um estilo de trabalho muito parecido com as nossas fotos e com o nosso trabalho. A gente precisa meio que pensar da mesma forma, trazer uma experiência única para o casal, afinal, por fazermos NO MÁXIMO 2 casamentos por data, nós conseguimos gerar mais atenção e afinidade com o casal e a família.


Vocês possuem escritório próprio? Como vocês fazem o atendimento?

Sim, nós temos escritório, mas temos também outras formas de atendimento ao nosso cliente:


1. No nosso escritório, que fica na Vila Olímpia/SP, os casais vem até nós (obs: somos muito flexíveis em questão de horário);


2. Em um restaurante, café ou casa do casal... Nós vamos até eles. justamente por entendemos a correria do dia a dia e priorizarmos a praticidade e o conforto de nossos casais. 


Como funciona os álbuns, tem um limite de fotos ou lâminas? Em quanto tempo eles são entregues?

Nós temos vários modelos de álbuns pré estabelecidos, e também temos o álbum de casamento personalizado, então o casal pode escolher como será seu álbum e deixar a capa como eles quiserem. Os álbuns têm em torno de 80 a 120 fotos divididas em 50 páginas, deixando algo bem clean e atrativo. Algo que tomamos cuidado é para que nossos álbuns não tenham poluições visuais, se tornando gostoso de ver e contando a história não só do casal, mas a história do casamento.




Como é a relação de vocês com os seus clientes?

Eitaaa... Somos suspeitos em falar, pois temos OS MELHORES casais do mundo! Hahaha.
Casais com uma energia gostosa, alto astral, divertidos e com lindas histórias! Acreditamos muito em energia, onde atraímos aquilo que pensamos e sentimos, e o universo está conspirando para que os nossos casais sejam exatamente o que sempre buscamos! Tanto que eles acabam se tornando amigos, saindo para tomar cerveja juntos, almoços de casais e também indicando para amigos que irão se casar! No fim, ficamos todos conectados de alguma forma.


Quando foi que os casais começaram a ganhar credibilidade no trabalho de vocês?

As coisas foram acontecendo naturalmente por aqui, mas acreditamos que foi um compilado de vários fatores! O primeiro é escutar a história deles, entender exatamente o que eles querem para o casamento e assim mostrarmos que podemos fazer aquilo acontecer! (poucas empresas possuem essa sensibilidade). Depois como já dissemos, ganhamos ainda mais confiança desde a primeira reunião por existir conexão e os dois lados falarem a mesma língua, a realização de um sonho. Procuramos ser os mesmos, no online e no face to face. Muita gente tem o primeiro contato com nós por aqui, no digital, por isso construímos um branding e um posicionamento bem bacana e transparente que diz exatamente quem nós somos.


Como vocês lidam com as inovações e acompanham as mudanças do mercado?

Como dissemos no começo, somos muito curiosos e famintos por aprendizado, nós procuramos estar sempre a frente das mudanças e inovações, afinal, parar no tempo não dá! Nunca! a Thais que também é fotógrafa e sócia na empresa é formada em Marketing, então está aqui para não deixar com que isso aconteça, hahaha. Resumindo… Mudamos sempre! Nos adaptamos ao mercado e todos os dias fazemos alguma mudança para melhor, buscando sempre alguma novidade! Afinal nossos casais esperam isso de nós!


-

Bom... Primeiramente obrigado por ter nos acompanhado até aqui. Esperamos ter respondido bem todas as perguntas que geralmente são feitas, mas se você ainda só nos conhece por aqui e quer saber mais sobre o nosso trabalho, sobre como podemos te auxiliar no grande dia, nos chama no WhatsApp ou nos mande um email! Podemos bater um papo super legal! Sintam-se também a vontade para nos ligar e marcarmos uma reunião, ficaremos bem felizes em conhece-los melhor pessoalmente. =)