Imagem capa - Luiz Mazinho Fotografia - Luiz e Thais, fotógrafos de casamento. Perguntas mais frequentes por Luiz Mazinho
Fotografia

Luiz Mazinho Fotografia - Luiz e Thais, fotógrafos de casamento. Perguntas mais frequentes


A fotografia é uma das primeiras coisas que os casais procuram. E não é só porque somos fotógrafos, mas porque, conhecendo bem o universo dos casamentos, sabemos que é um dos serviços mais importantes, afinal, é ela que guarda o registro de um sonho realizado.

O post do blog de hoje é um pouquinho diferente. A gente só quer deixar claro que não estamos aqui pra 'vender o peixe' (mas se vender, tudo bem também, rs). Nosso objetivo é compartilhar com vocês algumas das perguntas que mais recebemos dos casais sobre o nosso trabalho de fotografia, que, como vocês já sabem, é uma Fotografia Autoral e Documental, com foco em momentos espontâneos e cheios de verdade.


Vamos lá?!


Como tudo começou? E o que os motiva até hoje a continuar na área da fotografia de casamento?

Pra mim, Luiz Mazinho, tudo começou há mais de 7 anos, no casamento da minha irmã. Naquela época, eu trabalhava como Web Designer e editor de imagens, e fui eu quem montou o álbum de pré-wedding dela. A empresa que fotografou o ensaio gostou do resultado e me fez uma proposta para começar a editar álbuns de casamento. Sempre fui muito curioso e apaixonado por aprender. E ali, vi uma oportunidade de mergulhar em algo novo, incrível e cheio de significado.
Foi assim que comecei a acompanhar os casamentos como auxiliar, um moleque curioso, com sede de conhecimento e o coração aberto pra tudo que pudesse viver.
Hoje, olhando pra trás, já são mais de 600 casamentos fotografados. Parece loucura pensar em toda essa trajetória… e emocionante perceber o quanto evoluímos e continuamos aprendendo todos os dias.


Já pra Thais, minha noiva e sócia na empresa, a paixão pela fotografia vem de muito antes, desde que ela se entende por gente, rs. Sempre foi encantada por esse universo (aliás, foi assim que nos conhecemos!). No início, ela estava do outro lado da câmera, atuando como modelo fotográfica, inclusive, já participou de vários editoriais de noiva. Mas, com o tempo, essa paixão evoluiu. Hoje, o que ela mais ama é estar por trás das câmeras, captando momentos únicos e inesquecíveis, sempre com um olhar atento, sensível e cheio de intenção.


A fotografia literalmente transformou a nossa vida! Além de nos dar a oportunidade de conhecer pessoas incríveis todos os dias, ela também nos tornou pessoas e profissionais melhores, e fortaleceu ainda mais o nosso relacionamento.




Quantos casamentos vocês fotografam no mesmo dia?

Trabalhamos com exclusividade total: realizamos apenas 1 casamento por data. Mesmo tendo capacidade para atender mais, escolhemos esse formato porque sabemos que nossos clientes buscam algo verdadeiramente personalizado e de altíssima qualidade. Para garantir esse nível de excelência e manter as expectativas sempre alinhadas, eu, Luiz Mazinho, e a Thaís acompanhamos pessoalmente cada casamento. Afinal, o que o casal deseja vai além de fotos bonitas, eles querem viver a experiência única dessa conexão real entre nós e eles, uma experiência que começa desde o primeiro contato.

 


Qual é o diferencial, ou seja, o que vocês fazem e ninguém mais faz?


Como falamos antes, fazemos apenas 1 casamento por data para que o contato do casal seja sempre direto conosco, do começo ao fim. Nosso compromisso é entender profundamente a história e a essência de cada casal que iremos fotografar. Desde a primeira reunião, buscamos conhecer seus gostos e desejos, e muitas vezes elaboramos até um roteiro detalhado do que será feito. Por exemplo, no ensaio pré-wedding, nosso objetivo vai muito além de escolher um lugar bonito para fotos bonitas: queremos criar uma história, uma conexão verdadeira. Para nós, a fotografia precisa transmitir emoção. Não importa se é feita na praia ou no estacionamento de um prédio; o essencial é capturar a essência real dos noivos. Foi assim no ensaio da Caroline e do Leandro, onde retratamos o cotidiano deles, mostrando quem eles são como pessoas e como casal, com direito a drinks, seus cachorrinhos e uma pegada mais sensual.


O que realmente acreditamos ser o nosso diferencial é a experiência única que vivemos com cada casal. Não nos limitamos a fotografar apenas o dia do casamento, como se fosse algo isolado. Acompanhamos também todos os momentos que antecedem esse grande dia, a prova do vestido, a prova do traje do noivo, a confecção das alianças, as lembrancinhas, a entrega dos convites, a despedida de solteiro... Enfim, tudo o que compõe a história deles. É isso que chamamos de Fotografia Documental.


Confira como foi documentar os preparativos da Denise e do Tiago.

   

Os noivos podem solicitar poses específicas ou enviar fotos de referência? Como vocês lidam com isso?

Não chegamos simplesmente para fotografar as pessoas como se fossem objetos. Antes de qualquer casamento, nas reuniões que temos com o casal, buscamos entender seu estilo, gostos e desejos. É nesse momento que alinhamos o que podemos fazer, para que o casal se sinta totalmente confiante em deixar tudo nas nossas mãos. Enviamos referências, trocamos ideias e definimos exatamente o que eles esperam, tanto para o ensaio quanto para o dia do casamento.


Sempre que somos solicitados, é claro que registramos, afinal, o casal confiou em nós pra isso, né? Como por exemplo o casamento da Ju e do Diego, o pai dela tem uma tradição: uma foto específica feita em 26 países diferentes. No making of da noiva, ele nos pediu para repetir essa foto, e, claro, nós não negaríamos! O resultado ficou incrível, porque mais do que uma imagem bonita, é uma história de família. E boas histórias... a gente jamais deixa de registrar!




Tem um limite de fotos tiradas? Quantas fotos geralmente são entregues?

Não colocamos limite na quantidade de fotos registradas. Em um casamento completo, fotografado por mim, pela Thais e, eventualmente, por um terceiro fotógrafo, costumamos gerar entre 8 a 14 mil fotos. Isso varia de acordo com o tempo de evento, número de convidados, atrações e outros detalhes. Todas essas imagens passam por um criterioso processo de curadoria e edição, e o casal recebe, em média, 1.500 fotos finalizadas, entregues em um pendrive de madeira personalizado, além de algumas fotos impressas em uma caixinha especial.



Como vocês lidam com a concorrência? Acha que o mercado está saturado ou têm espaço para todo mundo?

Acreditamos que não existe isso de 'lidar com a concorrência'. No momento em que passamos a gastar energia nos comparando com outros, deixamos de focar no mais importante: os nossos próprios clientes e a qualidade do nosso trabalho. Existe aquela frase: 'a grama do vizinho é sempre mais verde' mas, pra nós, o que faz sentido é cuidar do nosso próprio jardim, valorizar o que já floresceu e pensar com intenção no que ainda queremos plantar.
O mercado de fotografia de casamento é imenso, de verdade, muito maior do que se imagina. E tem espaço, público e histórias para todos. No fim das contas, cabe ao casal escolher aquilo que mais faz sentido pra eles: o estilo, a conexão, o sentimento... Aquilo que fizer os olhos brilharem e o coração bater mais forte.

 

 

Como a especialização de vocês é a fotografia, vocês indicam parceiros de vídeo?

Sim. Aqui na Luiz Mazinho Fotografia acreditamos que quem tenta fazer tudo, não faz nada bem feito. Por isso, cada um de nós é especializado na sua área. Sempre usamos um exemplo simples: ninguém marca consulta com um oftalmologista pra cuidar do coração, né? Haha. Apesar das câmeras parecerem iguais, os estudos, as técnicas e o olhar por trás delas são completamente diferentes.
É justamente por isso que, quando necessário, indicamos parceiros que compartilham do mesmo estilo de trabalho e da mesma filosofia que a nossa. Precisamos estar em sintonia, tanto na forma de pensar quanto na forma de entregar uma experiência única para o casal. Como fazemos, no máximo, 1 casamento por data e 10 casamentos por ano, conseguimos dedicar mais atenção aos noivos, criando uma afinidade real com eles e suas famílias


Vocês possuem escritório próprio? Como vocês fazem o atendimento?

Sim, nós temos escritório, mas temos também outras formas de atendimento ao nosso cliente:


1. No nosso escritório, que fica na Vila Olímpia/SP, os casais vem até nós (obs: somos muito flexíveis em questão de horário);


2. Em um restaurante, café ou casa do casal... Nós vamos até eles. justamente por entendemos a correria do dia a dia e priorizarmos a praticidade e o conforto de nossos casais. 


Como funciona os álbuns, tem um limite de fotos ou lâminas? Em quanto tempo eles são entregues?

Oferecemos diversos modelos de álbuns pré-estabelecidos, além da opção de álbum de casamento totalmente personalizado. O casal pode escolher o estilo que preferir e definir como será a capa, do jeitinho que quiserem. Nossos álbuns contam, em média, com 80 a 120 fotos distribuídas em 50 páginas, sempre com um layout clean e atrativo. Temos um cuidado especial para que o design não tenha poluição visual, tornando a experiência de folhear algo leve, agradável e envolvente. Mais do que reunir imagens bonitas, nossos álbuns contam uma história, não só a do casal, mas a do casamento como um todo.




Como é a relação de vocês com os seus clientes?

Eitaaa... Somos até suspeitos pra falar, mas temos os MELHORES casais do mundo! Hahaha. Casais com uma energia leve, alto astral, divertidos e com histórias lindas de se ouvir (e fotografar!). Acreditamos muito na força da energia, e que a gente atrai aquilo que vibra com o que somos e sentimos. E a verdade é que o universo tem conspirado direitinho, porque os casais que chegam até nós são exatamente aquilo que sempre sonhamos. Muitos acabam virando amigos: saem com a gente pra tomar uma cerveja, almoços de casal, trocas de mensagens... e claro, ainda nos indicam para outros amigos que vão casar. No fim das contas, a conexão vai muito além das fotos. Ela continua, e nos mantém ligados, de coração pra coração.


Quando foi que os casais começaram a ganhar credibilidade no trabalho de vocês?

As coisas foram acontecendo de forma muito natural por aqui, mas sabemos que isso é resultado de uma soma de vários fatores. O primeiro deles é escutar de verdade. Ouvir a história de cada casal, entender o que eles sonham para o casamento e mostrar que podemos tornar isso realidade, algo que, sinceramente, poucas empresas fazem com sensibilidade. Outro ponto essencial é a conexão. Desde a primeira reunião, buscamos criar um ambiente de confiança, onde os dois lados falam a mesma língua: a realização de um sonho. Também fazemos questão de sermos os mesmos, no online e no presencial. Como muitos casais têm o primeiro contato conosco pelo digital, investimos tempo e cuidado em construir um branding transparente e autêntico, que comunica exatamente quem somos e o que acreditamos.


Como vocês lidam com as inovações e acompanham as mudanças do mercado?

Como dissemos no começo, somos muito curiosos e apaixonados por aprender. Estamos sempre em movimento, buscando estar à frente das mudanças e inovações, afinal, parar no tempo não é uma opção. Nunca! A Thais, que além de fotógrafa é minha sócia na empresa, é formada em Marketing e faz questão de garantir que a gente nunca fique parado, hahaha. Resumindo? Estamos em constante evolução. Nos adaptamos ao mercado, revisamos processos e todos os dias fazemos algo para melhorar, seja uma ideia nova, uma forma diferente de enxergar, ou algo que nos aproxime ainda mais dos nossos casais. Porque é isso que eles esperam de nós: um olhar atualizado, sensível e sempre em busca do melhor.


-

Bom... primeiramente, obrigado por nos acompanhar até aqui.

Esperamos ter respondido bem às perguntas que mais recebemos, mas se você ainda está nos conhecendo agora e quer saber mais sobre o nosso trabalho e como podemos ajudar no seu grande dia, é só nos chamar no WhatsApp ou enviar um e-mail! Podemos bater um papo super legal.


Fiquem também à vontade para nos ligar e marcar uma reunião, será um prazer enorme conhecê-los melhor pessoalmente.