Imagem capa - 4 dicas que ninguém conta para quem vai casar na praia por Luiz Mazinho
Dicas de planejamento

4 dicas que ninguém conta para quem vai casar na praia

Casar já é um sonho. Casar na praia assistindo ao pôr do sol, ouvindo as ondas do mar é ainda mais surreal. Não é à toa que muitas noivas piram na ideia de casar ao ar livre, um ambiente tranquilo e perfeito para celebrar o amor. Sem contar, que a praia muitas vezes já faz parte de história do casal. Muitos se conheceram em meio a maresia.


Mas como casamento não é brincadeira, envolve família, amigos, convidados especiais e você não vai querer passar vergonha nesta data tão especial. Então aí vai 4 dicas essenciais para quem vai casar com o pé na areia:

 

#1 Organização


Casar na praia exige uma organização singular, por isso é fundamental começar os preparativos com antecedência. Quando os noivos optam por uma praia pública, eles devem solicitar o alvará da prefeitura para a utilização do espaço. Mesmo quando a decoração é simples e a área ocupada é pequena, ainda sim a prefeitura deve ser no mínimo consultada previamente. E os noivos devem saber que não estarão livres dos olhares curiosos, infelizmente.


Os noivos que encontram praia em propriedade privada, devem avisar o proprietário que se trata de uma cerimônia e festa de casamento (nem todos aceitam esse tipo de evento em sua terra), pois se o casal omitir este detalhe, poderão arranjar um problemão.


Tire todas suas dúvidas sobre que é permitido ou não no local, afinal vocês merecem um dia feliz sem surpresas desagradáveis. Mas existem lugares que são especializados no assunto e tomam conta de toda a organização e os preparativos. Caso você deseje um casamento "pé na areia" consulte o Vinicius Favale da Multipla Eventos. Veja também o super casamento da Mari e Felipe, que não chegou a ser pé na areia, mas foi bem especial e com um vista fantástica para o mar.

 

#2 Gastos


Casamento na praia onde a natureza é a vista mais linda são dispensáveis exageros na decoração. No post aqui do blog onde falo Por que escolher um casamento ao ar livre tem dicas legais para aproveitar um casamento sem teto e paredes. Muitos noivos concluem de forma errada que este tipo de casamento gera menos gastos já que não exige muita decoração na cerimônia. Na verdade, casamento na praia pode ser tão custoso quanto outros tipos de festa. Pense nos fornecedores, por exemplo, será que no local você encontrará tudo que precisa? Bancos, arcos, flores? Ou será necessário pagar frete para trazer materiais de outras cidades?


Um lembrete básico para o seu bolso: quem bancará a viajem e hospedagem de alguns convidados como pais e avós? Duas opções, os noivos ou os próprios convidados. Lembrando que os noivos podem providenciar descontos especiais em pousadas ou hotéis na cidade para os demais convidados.


Preços nessas regiões, geralmente turísticas, costumam ser mais altos. Por isso, muita pesquisa e tempo pode ser definitivo para um casamento menos custoso.


#3 Data


Assessoras de casamento geralmente indicam a primavera para casamentos na praia. Entre os meses de setembro e novembro a temperatura é amena e não há muita possibilidade de chuva. Outros meses como dezembro tem pouca chance de chover, mas o clima quente e seco pode incomodar os convidados na hora da cerimônia.


Fuja de alta temporada! Períodos de feriados e férias tudo fica lotado de turistas. Além disso, as tarifas em hotéis ficam mais caras, seus convidados enfrentarão transito na estrada e outros infortúnios.


#4 Dress Code


Casar na praia ainda é uma novidade para muitos, então indique quais trajes usar na ocasião. Não dispense a vestimenta social, pois um casamento pede certa formalidade. Então camisa, calça e blazer para homens e vestidos curtos ou médios para as mulheres é uma boa pedida.

Vestido da noiva em casamento na praia a única regra é não exagerar em brilhos, tecidos muito pesados ou formal demais. É sempre legal nas fotos ver um vestido de noiva fluído e esvoaçante, mas o efeito de leveza tem tudo a ver com a proposta da praia.


Por fim, casar na praia não é tão fácil como parece, mas se você seguir essas dicas vai se dar bem nesta missão. Posso garantir que a sensação de casar sob a brisa do mar compensa todo o trabalho. Imagine só as fotos que ficaram registradas para sempre na memória?! Aquele álbum para reviver a emoção quando quiser...


Hey, mas independente da sua escolha, estarei aqui torcendo por este casamento! E se quiser conversar melhor, me conte a sua história!