Imagem capa - Vou Casar, e agora? por Luiz Mazinho
Dicas de planejamento

Vou Casar, e agora?


Dicas de como começar a planejar o seu casamento, lista de convidados, escolha dos fornecedores, orçamentos e muito mais...


O pedido de casamento foi lindo e maravilhoso, mas agora caiu a ficha e você não sabe por onde começar a planejar o grande dia? Pois é, essa é uma das dúvidas que mais rodeiam a cabeça de muitas noivas, e se você está lendo isso é por que talvez você tenha alguma dúvida também. Então continue por aqui porque hoje eu vou compartilhar com você algumas dicas que você pode adotar para começar a organizar o dia do seu casamento em pequenos passos, principalmente se você é uma pessoa que o tempo vale ouro, literalmente. Papel e caneta na mão? Bora lá!



Por onde começar?


Bem... Você e seu noivo já começaram com a decisão de se casarem, então o que vocês precisam fazer é: Sentarem juntos e definirem qual será a data do casamento. O ideal é que essa data não seja muuuito em cima, assim tudo é feito com calma e com atenção nos mínimos detalhes, evitando o stress que a correria por si só causa.





Data definida


Depois de estar com a data certa para se casar, você vai oficialmente começar a planejar e organizar tudo o que você quer ter e fazer no dia do seu casamento. Ou seja, contratar os fornecedores. Certamente essa é uma parte muito importante de todo casamento, pois você precisa contratar profissionais confiáveis, competentes e de qualidade. Então vamos lá ver quais são os principais fornecedores?





Assessoria de Casamento


Contratar ou não contratar uma assessoria de casamento? Isso depende exclusivamente de você e do tempo que falamos logo ali em cima, pois a assessoria de casamento nada mais é que um profissional dedicado em te auxiliar no evento como um todo, utilizando toda a sua experiência e dando todas as coordenadas para que você realize o casamento dos sonhos, enquanto tem o privilégio de ficar mais despreocupada para cuidar de você, do seu noivo e da vida no geral. Eu, particularmente, indico o Vinícius Favale da Múltipla Eventos.


Mas se você gosta de estar à frente de todos os detalhes do seu grande dia e não pretende contratar um cerimonial para te acompanhar desde o começo do planejamento, você pode contratá-lo apenas para o dia do evento, assim a equipe de cerimonialistas cuidam de toda a organização e recepção, enquanto você só tem a preocupação de ficar linda e deslumbrante para o tão aguardado “sim”.





Lista de convidados


Uma das partes mais tensas de todo o planejamento, sem dúvidas é a amada e assombrosa lista de convidados. Mas vai por mim, não se apegue fielmente a lista nesta fase inicial, pois com certeza você vai fazer alguns ajustes e alterações ao decorrer do tempo, no entanto, tenha uma estimativa de quantos convidados serão, por que isso vai contar muito na hora de contratar o local do evento, o buffet e as demais coisas que você deseja ter no seu casamento.





Local do Evento - Cerimônia e Festa


Igreja, praia, campo, onde você pretende realizar a cerimônia e a festa? Será no mesmo ambiente? O que combina mais com a história do casal? Vá respondendo essas perguntas se possível anotando em um papel.


Se você já tem em mente uma decoração específica, veja se o local do evento comporta bem essa decoração, pois assim fica mais fácil a decisão de escolha, não só em relação ao estilo de casamento, mas em relação a escolha dos fornecedores.


Aqui você encontra 8 lindas decorações de casamento para se inspirar.





Buffet


Bem, se você vai se casar na igreja e o local da festa foi um tal buffet, você já tem o serviço do espaço juntamente com os comes e bebes, o que precisará ser feito agora é a escolha do menu, ou seja, o cardápio. Lembre-se que todo buffet faz anteriormente uma degustação, assim você consegue decidir melhor o que será servido a seus convidados.





Convites


Data ok, número de convidados ok, local do evento ok, agora chegou a hora de separar padrinhos e madrinhas do restante dos convidados, porque nós sabemos que para esses casais, há aquele convite especial personalizado perguntando se eles aceitam ser os padrinhos dessa união. E aí você fará outro convite para os demais convidados.





Decoração


A decoração não é só algo que impressiona familiares e amigos, é o que eu falo de transmitir a essência do casal, justamente por ter vários estilos diferentes que vai do clássico ao vintage. Por isso eu te convido para conhecer a Harianne Decorações e se surpreender com lindas decorações de casamento. A Harianne escuta o desejo do casal e faz isso com amor, transformando sonhos em realidades.





Doces, Bolos e Bem-Casados


Hmmm... Os docinhos irresistíveis que compõem aquela maravilhosa mesa. Inúmeros são os profissionais que trabalham com isso, no Instagram você consegue encontrar várias referências. Em relação aos doces e bem-casados você só precisa definir a quantidade por convidado e a partir disso pedir um orçamento. Uma visita no local também é super válido, assim você consegue degustar alguns docinhos e aprovar não só a embalagem e o visual, mas o mais importante de todos, pelo paladar.


Eu super indico os brownies maravilhosos da Olenka Brownies, é só falar com a Paty!





Foto e Filme


Eu diria que é a fatia do bolo. E não estou dizendo isso só por que eu sou um fotógrafo especializado em casamentos e sim porque aqui estou me referindo a arte de eternizar momentos, eternizar anos de espera, eternizar felicidade, eternizar vitórias após tantas lutas, eternizar histórias verdadeiras, e é aquilo, quem não quer relembrar esses momentos únicos?! Todos os meus casais têm uma enorme vontade de mostrar como foi o seu casamento para outras pessoas, e isso é muito F$%@, ver meu trabalho emocionando todos os envolvidos. Então nunca deixe esses dois profissionais por último em seu planejamento, e escolha por qualidade, por criatividade, por feeling e não por preço, às vezes o barato sai caro, e não é essa a lembrança que você quer ter neste grande dia não é mesmo?! 






Atrações


Eu chamo de atrações tudo aquilo que vai divertir os convidados, ou seja, a tão esperada festa. É nessa hora que você deve cogitar um orçamento específico e cotar com diversos profissionais. DJ, bandas, cabine fotográficas, robô em led, mágicos, danças específicas (caso você deseje dançar para o noivo ou vice-versa), enfim... Um momento de descontração a familiares e amigos. Dê uma atenção especial a isso também. Se você curte uma boa e animada balada, conheça o trabalho da YEX.





Brindes


Uma coisa que TODO MUNDO gosta de ganhar, principalmente se esse brinde for algo super personalizado e que vai fazer as pessoas se lembrarem sempre que foram impactadas por esses “mimos”, além de ser uma forma de agradecer a presença neste dia tão especial. Então aqui vai algumas dicas do que você pode dar:


- Chinelos personalizados (vai contratar DJ, banda, vai ter muito samba no pé? Então bora distribuir chinelos para a mulherada, elas vão te agradecer por isso, vai por mim)
- Suculentas (eu vejo muito isso em casamentos vintages, boho chic, faça você mesmo, ou seja, casamentos sustentáveis, e os convidados amam essas plantinhas)
- Aromatizadores de ambiente (já pensou em criar uma fragrância exclusiva para registrar o seu grande dia? Pois é, existe essa proposta com os aromatizadores, e eles são super charmosos, quem não quer deixar sua casa ainda mais cheirosa com eles?)
- Potinhos de doce (já fui em casamentos que os noivos davam potes de doce de leite para os convidados, e eram feitos pela avó do noivo, isso não é incrível? Então pode ser doce de abóbora, doce de figo, mel, enfim... lembre-se que apenas uma ideia)
- Bem-casados (e enfim o tradicional bem-casado que também pode ser utilizado como lembrança, mas eu particularmente sugiro algo mais criativo).




-

Bom... Para não te sobrecarregar, estes são os fornecedores fundamentais para se ver ainda em INÍCIO de planejamento, mas sei que ainda falta o buquê, o tão esperado vestido, os trajes do noivo, o porta-alianças, maquiagem, penteado, etc. Falarei mais sobre isso nos próximos posts.


Mas espera aí, não sai daqui ainda não, tenho um PRESENTÃO pra você!



Baixe  aqui o meu e-book com 7 dicas de como planejar o seu casamento e comece agora! É grátis!