Imagem capa - Trajes de Noivo: Escolha o tipo ideal por Luiz Mazinho
Noivo

Trajes de Noivo: Escolha o tipo ideal


Do smoking clássico ao terno colorido com lapela de flores, escolha o traje de noivo ideal para o dia do seu casamento

Assim como o vestido da noiva, o traje do noivo é um item indispensável no começo dos preparativos, afinal, o noivo também é o protagonista do grande dia e merece cuidado e atenção especial.


Vale lembrar... o que deve ser levado em consideração é:

1. O seu estilo e personalidade, afinal, você precisa se sentir confortável com o que estará vestindo;

2. O que combina com a proposta do casamento, ou seja, qual foi o estilo de cerimônia que vocês escolheram, noturno e mais tradicional ou de dia e ao ar livre;
(Inclusive te convido a dar uma olhadinha neste post que digo porque escolher um casamento ao ar livre)

3. Pedir algumas dicas para sua noiva, a fim de ajuda-lo a escolher o traje que mais combina com o vestido e o buquê.


Se os gostos e as opiniões forem muito divergentes, optem por entrarem em um acordo, já que em um casamento, o casal precisa estar em sintonia nos mínimos detalhes.


Bom, vamos começar pelos mais tradicionais?!


Smoking



O Smoking geralmente é a escolha de noivos que irão realizar uma cerimônia e uma festa de gala, digno de um casamento de realeza, é algo bem clássico mesmo, super elegante e nada muito chamativo. Camisa branca, gravata borboleta, colete, e um casaco com lapela em seda ou cetim.


Noivos, pais, padrinhos e convidados deverão usar, para que todos fiquem na mesma pegada.


Algo não muito usual aqui no Brasil, mas pode acontecer dependendo do nível de sofisticação, é o noivo optar pelo Black Tie, que é o paletó branco ao invés do preto.


Fraque



O Fraque não é uma das principais escolhas pelos noivos, acho que devido a cauda longa, o corte triangular na frente, e a “descombinação” entre a parte de cima e parte de baixo, mas caso você goste desse estilo de traje, ele pode ser usado em cerimônias formais e antes do pôr do sol.


Meio fraque



Ah, o brasileiro... Já disse que eu amo o brasileiro hoje?! rsrs brincadeiras à parte, mas você sabia que o meio fraque é um tipo de traje que só é conhecido aqui no Brasil? Pois é! Por que adaptamos o Fraque, já que o clima aqui é bem diferente, e pode ser usado tranquilamente por noivos mais baixos.


Terno



O Terno também não deixa de ser uma opção mais tradicional, mas ainda é uma escolha que pode ser usada tanto em casamentos de dia quanto casamentos a noite. Tudo vai depender da cor escolhida pelos noivos, não podendo esquecer dos pontos que citei anteriormente no comecinho do post, que é a proposta do casamento.


Um exemplo:

Cores mais escuras como preto, azul marinho ou cinza chumbo podem ser usados em casamentos a noite, e as cores mais claras como bege, azul bebê, cinza claro e até o marsala podem ser usados em casamentos de dia e ao ar livre.


Agora falando de algo bem despojado mesmo.

Já fotografei noivos que escolheram o terno azul e a gravata borboleta na cor vermelho. Inclusive essa combinação foi uma super tendência no ano passado e pelo visto permanece até hoje.



Ah, e falando na Lapela, antes os noivos gostavam de usar apenas o cravo, aí os tempos foram mudando, os casamentos foram ficando cada vez com mais personalidade e estilo, e hoje o mais usal é a lapela de flores combinando com o buquê da noiva.




Ideias de acessórios, o que usar, o que não usar


Abotoadura


Eu, particularmente, considero a abotoadura um dos itens primordiais no complemento da roupa do noivo. Os modelos podem ser tanto tradicionais, comprados em alfaiatarias, ou diferentes e personalizados. Já fotografei noivos que escolheram fazer a abotoadura com o brasão, que são as iniciais dos seus nomes. O mais incrível que essa é uma recordação pro resto da vida, assim como as fotos, se você tiver a oportunidade, eu recomendo! =)


Relógio


Olha... Eu não costumo ter uma opinião formado sobre o relógio, até porque não sou um stylist e essas coisas de moda, somente um fotógrafo curioso, observador, e apaixonado por extrair o máximo de suas experiências para os noivos. Então sobre o relógio, acho que tudo depende do modelo né, o seu costuma ser muito chamativo?! Se sim, considero melhor evita-lo, mas se ficar legal e estiloso com o traje, não vejo problema nenhum (só não fique tão nervoso olhando o relógio a todo tempo,t naqueles minutinhos que antecedem a entrada da noiva, né rsrs).


Nesta foto, a noiva deixou um bilhete com muito amor para seu noivo que é um amante de relógios. Que presentão em dose dupla! Foi muito emoção!




Suspensório


Tem que ter um puta estilo, né?! Muuuuitos noivos dizem que suspensórios apenas para os padrinhos, mas há quem goste de ousar, então se você escolheu um casamento mais rústico, vintage, ou algo assim, o suspensório é um acessório legal e dispensa qualquer formalidade. Eu curto! Ainda mais se você combinar com gravata borboleta estampada e Oxford no pé.


Cinto


O mais usal é sapato preto, cinto preto, ou sapato marrom, sinto marrom. Mas se você pegou aquela minha dica do terno azul, sapato e cinto marrom fica super estiloso, sem contar que combinam também com cores mais claras, se o seu casamento for de dia e ao ar livre.



Enfim, essas foram algumas dicas e ideias de trajes para noivos, mas se você quiser conhecer e se aprofundar mais sobre esse assunto e escolher o modelo e estilo ideal, e o mais importante SOB MEDIDA pra você, eu te indico procurar o Camargo Alfaiataria que é um expert e entende muito bem do assunto.